Durante 2as Jornadas Transfronteiriças Portugal - Espanha, que decorrem nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, organizadas pela Região Centro conjuntamente com a Demarcación de Extremadura del CICCP e a Demarcación de Castilla y León do Colégio de Caminos, Canales y Puertos, a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Universidade de Coimbra assinaram um novo protocolo de colaboração que pretende reforçar a parceria estratégica entre ambas as instituições, com o objetivo de valorizar profissionalmente e promover a qualificação contínua dos engenheiros, assegurando a adaptação constante da formação às exigências do setor.
O protocolo foi assinado pelo bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, pela presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Isabel Lança, e pelo diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Edmundo Monteiro.
Entre os principais objetivos do protocolo destaca-se o alinhamento da formação em engenharia com os mais elevados padrões europeus. A Ordem dos Engenheiros é a única entidade acreditada em Portugal para atribuir o selo EUR-ACE, da ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education), um selo internacionalmente reconhecido que atesta a qualidade dos cursos de engenharia e garante que os licenciados estão preparados para competir num mercado de trabalho global altamente exigente.
Durante o ato, o bastonário sublinhou a importância da ligação entre os estudantes e a OE, destacando o papel deste protocolo na aproximação dos futuros engenheiros à Ordem e na valorização das novas gerações de profissionais. Destacou, ainda, a relevância da engenharia no contexto de inovação e desenvolvimento do país, apontando a necessidade de fortalecer a ligação com as instituições de ensino e promover a formação contínua, alinhada às exigências emergentes do sector da engenharia.
Fernando de Almeida Santos referiu, igualmente, que a assinatura deste protocolo se insere na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida ao longo deste mandato, com o objetivo de criar uma abordagem homogénea para todas as universidades e politécnicos de Portugal que oferecem cursos na área da engenharia.
Com esta parceria, a OE e a Universidade de Coimbra, reafirmam o seu compromisso com uma formação de excelência, adaptada às necessidades atuais, contribuindo para a retenção de talento em Portugal e para o fortalecimento da engenharia nacional.


www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro