A decisão confirma que a ligação direta entre Lisboa e Madrid será concluída em duas fases:
A ligação Lisboa–Madrid é considerada uma infraestrutura essencial para a descarbonização do setor dos transportes, ao oferecer uma alternativa ferroviária competitiva face às ligações aéreas entre as duas capitais ibéricas. O projeto reforça a conectividade entre Portugal, Espanha e França, promovendo um transporte ferroviário de passageiros mais rápido, sustentável e eficiente.
No âmbito da ligação Lisboa-Madrid, destacam-se as seguintes ações definidas pela Comissão Europeia:
A Infraestruturas de Portugal (IP), enquanto entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão da infraestrutura ferroviária nacional, mantém o seu total compromisso com os prazos e objetivos estabelecidos nesta Decisão de Execução. Em estreita articulação com o Governo português, com as autoridades espanholas e com a Comissão Europeia, a IP continuará a assegurar, do lado português, a execução técnica e operacional das diferentes fases do projeto, garantindo a sua qualidade, eficácia e alinhamento com os padrões europeus.
A concretização da ligação Lisboa–Madrid insere-se na estratégia nacional e europeia de promoção de uma mobilidade sustentável, de reforço da coesão territorial e económica, e de integração plena de Portugal na rede ferroviária transeuropeia.
Com a entrada em funcionamento das novas infraestruturas de alta velocidade, Portugal dará um passo decisivo na modernização da sua rede ferroviária, oferecendo novas soluções de mobilidade mais rápidas e seguras.
Fonte: Infraestruturas de Portugal

www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro