A nova fresadora de grande formato W 210 XF, apresentada em janeiro de 2025, já trabalha em obras nos EUA, Europa, Austrália, Japão e Taiwan. A fresadora da Wirtgen permite uma ampla gama de aplicações, desde a reabilitação de camadas de rodagem até trabalhos de fresagem fina, passando pela remoção completa do material.
A W 210 XF destaca-se pelo seu funcionamento eficiente e potente com um motor John Deere que atinge uma potência de 580 kW. A Wirtgen e a John Deere colaboraram estreitamente para ajustar a curva característica de binário do motor aos requisitos da fresagem a frio.
A combinação entre o motor potente e a caixa de velocidades de duas velocidades DUAL SHIFT permite uma ampla gama de velocidades de rotação do tambor de fresagem. Na rotação baixa do tambor, é possível reduzir significativamente o consumo de combustível, o desgaste das picaretas e as emissões de ruído. Por outro lado, na rotação superior, é possível obter altos rendimentos por unidade de superfície, mesmo com a profundidade máxima de fresagem de 330 mm e com uma boa qualidade da imagem de fresagem. Portanto, a W 210 XF conta com um equipamento ideal para executar de forma sustentável tarefas de fresagem exigentes.
Os requisitos das operações diárias mudam frequentemente, pelo que é necessária uma grande flexibilidade. Na W 210 XF, o tambor de fresagem pode ser substituído em poucos minutos graças ao Multiple Cutting System (MCS). A troca rápida de tambores de fresagem para aplicações específicas com uma distância entre linhas diferente aumenta consideravelmente a produtividade da máquina.
Além disso, a utilização de um tambor de fresagem ideal para a aplicação reduz os custos de desgaste. A Wirtgen oferece para a W 210 XF o tambor de fresagem ideal para cada aplicação. É possível implementar várias larguras de fresagem de 2,0 m, 2,2 m ou 2,5 m através da troca da unidade de fresagem. Graças ao sistema de troca rápida, é possível substituir toda a caixa do tambor de fresagem em menos de uma hora.
Para a documentação automatizada dos trabalhos de fresagem, está disponível o Wirtgen Group Performance Tracker Milling, também denominado WPT Milling. O operador é constantemente informado sobre os parâmetros atuais da máquina e da aplicação. No final do trabalho, os dados são transmitidos à empresa operadora da máquina, que pode assim realizar uma liquidação rápida e precisa.
A documentação automatizada não mostra apenas os dados das máquinas e da obra, mas também as emissões de CO2 do projeto como um todo. O John Deere Operations CenterTM apresenta todas as informações em tempo real.
A Wirtgen desenvolveu o sistema de nivelamento Level Pro Active especialmente para fresadoras a frio. Painéis de comando de fácil leitura oferecem informações e valores de medição de todos os sensores conectados, facilitando assim o trabalho dos operadores das máquinas.
O sistema está totalmente integrado no controlo da fresadora a frio. Isto permite um elevado grau de automatização e resultados de fresagem precisos, uma vez que as funções importantes da máquina estão diretamente interligadas. Além disso, oferece muitas funções adicionais e automáticas que aliviam o trabalho do utilizador, como, por exemplo, a elevação automática ao passar por cima de uma tampa de esgoto.

www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro