Em resposta aos desafios da descarbonização e à evolução dos trabalhos em altura, a Haulotte amplia a sua gama Pulseo com a HS21 E e a HS21 E PRO, duas plataformas de tesoura todo-o-terreno 100% elétricas que combinam potência, precisão e durabilidade a 21 metros.
Com uma altura de trabalho de 21 m, equivalente a aproximadamente 6 andares, uma capacidade de carga de 750 kg / 4 pessoas e uma translação a plena altura sem restrição de carga, a HS21 E abre novas perspetivas na obra. A sua ampla cesta extensível até 7,50 m oferece um espaço de trabalho ideal, perfeitamente adaptado às aplicações mais exigentes.
Graças ao seu motor 100% elétrico, a HS21 E pode ser utilizada tanto em interiores como em exteriores, garantindo um trabalho silencioso e sem emissões de gases poluentes. As suas baterias de iões de lítio sem manutenção garantem uma recarga rápida e uma vida útil de até 10 anos. Para uma autonomia máxima em obras isoladas, é compatível com o Range Extender, um gerador removível e intercambiável entre todas as máquinas da gama Pulseo.
A HS21 E oferece uma experiência de condução intuitiva e fluida. Os deslocamentos e posicionamentos são realizados com rapidez e precisão, permitindo ao operador manter-se concentrado na sua tarefa. Durante o deslocamento, há três modos de condução disponíveis:
Em plataformas grandes, a orientação das rodas nem sempre é visível para o operador. Para resolver este problema, a HS21 E incorpora um sistema de autoalinhamento das rodas traseiras, que simplifica as manobras, especialmente durante o carregamento ou descarregamento, e ajuda a manter uma trajetória perfeitamente reta.
A HS21 E apresenta um novo painel de controlo superior com ecrã integrado, concebido para colocar o operador no centro da experiência de condução. Atuando como um verdadeiro copiloto, guia o utilizador passo a passo para facilitar a condução, reduzir erros de manuseamento e limitar paragens desnecessárias da máquina. O interface intuitivo mostra em tempo real as informações essenciais sobre o estado da plataforma e adapta-se automaticamente às opções instaladas para evitar confusões.
Em caso de dificuldade (sobrecarga, bateria fraca ou outro alerta), o operador recebe assistência visual imediata com pictogramas e ilustrações claras, compreensíveis em qualquer idioma. Esta assistência reforça a sua autonomia no terreno e evita chamadas desnecessárias para as locadoras devido a uma má interpretação das mensagens da máquina. Este novo painel redefine os padrões de ergonomia e conforto de condução, reforçando a interação entre o operador e a máquina.
Robusta, fiável e fácil de manter, a HS21 E conta com componentes de alta qualidade testados em condições extremas.
A HS21 E possui uma ampla plataforma de 7,50 m equipada com duas extensões, que oferece uma ampla área de trabalho e maior alcance. A sua capacidade de carga de 750 kg permite acomodar até quatro operadores e respetivos equipamentos, garantindo uma produtividade ideal na obra. A grade rebatível dobra-se em menos de dois minutos (apenas oito pinos para remover), enquanto o piso modular de alumínio permite uma substituição rápida e económica, se necessário. Como opção, o suporte central para tubos e o Material Handling Rack facilitam o transporte e a manipulação de materiais volumosos, como tubos e painéis.
As baterias de iões de lítio de alto desempenho (em conformidade com a norma IEC62619) oferecem uma vida útil prolongada de até 10 anos. A sua tecnologia avançada permite uma recarga rápida e parcial a qualquer momento, sem necessidade de um ciclo completo. Com uma garantia de 5 anos oferecida pela Haulotte, reduzem consideravelmente os custos de manutenção e substituição. Totalmente isentas de manutenção, garantem uma fiabilidade ótima, mesmo em condições de utilização intensiva. Um sistema de aquecimento integrado de série na plataforma HS21 E assegura o correto funcionamento das baterias a baixas temperaturas.
Este inovador sistema de iluminação foi concebido para garantir as fases de carga e descarga, proporcionando uma luz posicionada de forma a evitar o encandeamento do operador.
Equipada com tração às quatro rodas e transmissão por pontes, a HS21 E garante uma excelente motricidade em terrenos difíceis. Supere inclinações de até 38% e mantenha o seu desempenho mesmo nos ambientes mais exigentes graças ao seu bloqueio do diferencial. A sua capacidade de carga de 750 kg permite acomodar até quatro operadores e o seu equipamento, garantindo uma produtividade ideal na obra.
Robusta, fiável e fácil de manter, a HS21 E conta com componentes de alta qualidade testados em condições extremas. O resultado: uma vida útil prolongada, um custo total de propriedade (TCO) controlado e maior tranquilidade. Graças às soluções Haulotte Activ'Screen, Haulotte Diag e Sherpal, os utilizadores e gestores de frotas têm todas as ferramentas necessárias para um acompanhamento e manutenção otimizados.
Integrado diretamente na máquina, o Haulotte Activ'Screen fornece acesso rápido a informações essenciais, como alertas, históricos de manutenção e, acima de tudo, um diagnóstico avançado que permite identificar de forma autónoma possíveis avarias. Desta forma, simplifica a reparação e reduz os tempos de imobilização. Por seu lado, o Sherpal, a solução telemática da Haulotte, permite o acompanhamento remoto em tempo real do estado, utilização e necessidades de manutenção de cada máquina.
Uma gama Pulseo cada vez mais completa
Com a chegada da nova HS21 E, capaz de atingir o equivalente a seis andares, a gama de tesouras todo-o-terreno Pulseo 100% elétricas é agora alargada com três alturas de trabalho: 15, 18 e 21 metros.
Esta oferta completa responde a todas as necessidades das obras que exigem altura, autonomia e respeito pelo ambiente, garantindo um desempenho silencioso e zero emissões, marca distintiva da Geração Pulseo.


www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro