A Liebherr R 980 Demolition da Hercal marca um marco em Madrid. A empresa sediada em Terrasa, Barcelona, destacou a sua equipa de demolição para enfrentar o complexo projeto de demolição da antiga residência geral do Hospital 12 de Outubro. Uma operação singular que transformará este espaço emblemático numa grande zona verde.
Quando a Hercal apostou na R 980 Demolition, atualmente a maior em Espanha, sabia sem dúvida que ela estaria destinada a projetos tão singulares como este: a demolição da mítica torre de 18 andares da residência geral do Hospital 12 de Outubro de Madrid, um emblema que faz parte da linha do horizonte urbano da capital há mais de meio século. "Trata-se de um momento histórico, atrever-me-ia a dizer, para Madrid e para a saúde espanhola", afirma Carmen Martínez de Pancorbo, diretora-geral do Hospital 12 de Outubro.
A escavadora Liebherr R 980 Demolition da Hercal realiza a demolição da residência geral do hospital 12 de Outubro, em Madrid.
Para realizar estes trabalhos, decidiu-se utilizar exclusivamente meios mecânicos, dada a impossibilidade de utilizar explosivos. Estes trabalhos fazem parte da fase 2 do Plano de Modernização das Infraestruturas do Hospital 12 de Outubro, que teve início no início deste ano, após a conclusão da transferência de toda a atividade assistencial para o novo hospital em dezembro do ano passado. Assim, o espaço libertado dará lugar a uma grande área de jardins e zonas verdes que poderá ser desfrutada por pacientes, familiares, profissionais e cidadãos de toda a Espanha. Além disso, a ideia é ligar esta área aos parques próximos para criar um enclave natural e de lazer ao ar livre.
A Hercal destaca a sua nova Liebherr R 980 Demolition, à qual deram o nome de HREX, pelo seu alcance de mais de 60 metros de altura, o que lhes permitirá satisfazer as necessidades dos seus clientes em termos de projetos de demolição mecânica segura, em vez da necessidade de meios manuais ou mesmo de explosivos. A R 980 Demolition da Hercal foi a primeira unidade entregue na Península Ibérica, o que "representou um ponto de inflexão importante no nosso plano de crescimento e no nosso compromisso com a demolição sustentável. Queremos continuar a crescer e ser capazes de oferecer uma resposta cada vez mais adequada às exigências e necessidades dos nossos clientes", afirma José Calleja, diretor-geral da Hercal.
"Graças a este equipamento, poderemos assumir projetos cada vez mais complexos e sofisticados, pelo que era fundamental dispor da melhor equipa humana, mas também da maquinaria mais sofisticada", conclui Marcos Calleja, CEO da Hercal. A R 980 Demolition é uma máquina polivalente com 200 toneladas de peso operacional com equipamento telescópico que conta com quatro variantes para demolição de 21, 26, 36 e 55 metros. Os equipamentos de 21 e 26 metros podem suportar 15 toneladas, 7 toneladas para a versão de 36 metros e, finalmente, 3 toneladas para a versão de 55 metros.
Há anos que a Hercal aposta firmemente na tecnologia Liebherr. O seu parque de máquinas comprova isto, composto por equipamentos como a escavadora de rastos R 938, o manipulador de materiais LH40 com configurações para garra e tesoura, as pás carregadoras L 580 XPower e L 566 XPower, além da carregadora de rastos LR 636. Estes equipamentos trabalham em média 160 horas por mês, em tarefas de movimentação de terras e demolição, tanto nas obras desenvolvidas pela empresa como na planta pioneira H-ZERO, dedicada à valorização de resíduos de construção e demolição.


www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro