Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Grupo Casais integra memorando para fixação de jovens engenheiros em Portugal

28/01/2026

O Grupo Casais é uma das entidades subscritoras do memorando de entendimento que formaliza a criação do Fórum Vinculação de Talento na Engenharia, uma iniciativa promovida pela Ordem dos Engenheiros que reúne empresas, instituições académicas e entidades científicas com o objetivo de atrair e fixar talento jovem na área da engenharia em Portugal.

A assinatura do memorando teve lugar no Porto Innovation Hub, no âmbito de uma sessão pública que juntou mais de 20 entidades do ensino, do tecido empresarial, de associações estudantis e de instituições públicas, num contexto marcado pelo défice estrutural de engenheiros qualificados no país e pela dificuldade crescente de retenção de jovens profissionais, particularmente nas engenharias tradicionais.

Imagen

Para António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, a criação deste fórum representa "um novo ponto de encontro para reforçar talento, propósito e a competitividade do país". O CEO sublinha que a engenharia tem um impacto direto na vida das pessoas, abrangendo áreas como a mobilidade, a saúde, a energia, a sustentabilidade, as infraestruturas, a tecnologia e as cidades inteligentes, exigindo, por isso, equipas técnicas qualificadas, com visão estratégica e orgulho na profissão.

Enquanto empresa de referência no setor da engenharia e construção, com uma forte presença nacional e internacional, a Casais associa-se a esta iniciativa com a convicção de que a vinculação de talento é um fator crítico para a sustentabilidade do setor, para a capacidade de execução de projetos estruturantes e para a competitividade da economia portuguesa. A escassez de recursos humanos qualificados tem impactos diretos na resposta aos desafios da industrialização da construção, da transição digital e da concretização de investimentos estratégicos, incluindo os associados ao Plano de Recuperação e Resiliência.

O Fórum Vinculação de Talento na Engenharia nasce com três eixos de atuação prioritários: o estímulo das vocações para a engenharia desde a base escolar, o reforço do alinhamento entre a formação académica e as necessidades reais dos empregadores e a influência ativa sobre políticas públicas que criem condições efetivas de atratividade e compromisso profissional.

Ao integrar o Fórum Vinculação de Talento na Engenharia, o Grupo Casais reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do capital humano, com a valorização da engenharia enquanto pilar estratégico do desenvolvimento económico e social e com a construção de soluções estruturais que assegurem a atratividade e a retenção de talento qualificado em Portugal.

REVISTAS

Xylem Water Solutions España, S.A.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    26/01/2026

  • Newsletter EngeObras

    12/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial