A Ordem dos Arquitetos e a Casa da Arquitetura promovem, no próximo dia 1 de julho, em Barcelona, uma conferência dedicada a Eduardo Souto de Moura, no âmbito das celebrações da Medalha de Ouro 2026 da União Internacional dos Arquitectos (UIA), a mais elevada distinção atribuída pela organização a um arquiteto. A iniciativa integra o programa oficial do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2026.
Sob o tema 'Architecture in Transition: Practices and the Future', o encontro decorrerá no Disseny Hub Barcelona e reunirá Eduardo Souto de Moura, Inês Lobo e Manuel Aires Mateus para uma conversa moderada por Wilfried Wang, com introdução de Nuno Grande.
A sessão de abertura contará com a participação de Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos, Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitetura, e Marta Vall-Llossera, presidente do Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos de Espanha (CSCAE).
O programa inclui ainda uma sessão de encerramento com a presidente da AICEP, Madalena Oliveira e Silva, e a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa.
As comemorações prosseguem ao final do dia no Moco Museum Barcelona, com a inauguração da instalação Ucronia, produzida pela Casa da Arquitetura e dedicada à obra de Eduardo Souto de Moura. A instalação resulta de uma colaboração entre o arquiteto e o 18–25 Research Studio, com curadoria de Pedro Bandeira e Paula Melâneo.
A atribuição da Medalha de Ouro da UIA a Eduardo Souto de Moura foi anunciada em abril, na sequência de uma candidatura apresentada pela Ordem dos Arquitectos. O arquiteto torna-se o segundo português a receber esta distinção, depois de Álvaro Siza, distinguido em 2011.
A cerimónia oficial de entrega decorrerá a 30 de junho, na Basílica da Sagrada Família, também em Barcelona, no âmbito do Congresso Mundial da UIA.

www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro