O conselho de administração da Mota-Engil formalizou ontem a designação de Carlos Mota Santos para CEO da empresa, após António Mota e Gonçalo Moura Martins terem renunciado à liderança no início deste ano para dar lugar às novas gerações.
O novo presidente executivo de 44 anos e engenheiro civil de formação, terá como braço direito o seu primo Manuel Mota, que assume a vice-presidência do grupo.
Segundo noticia o jornal Eco, numa nota enviada à CMVM, a empresa detalha ainda que, para o triénio em curso de 2021-2023, José Carlos Pinto Nogueira, gestor até agora mais ligado aos negócios em África, é o novo administrador com o pelouro financeiro (CFO), uma função que era até agora ocupada pela chinesa Xiangrong Wang.
O jornal revela ainda que, no comité executivo Mota-Engil se mantém Xiao Di e entra, por outro lado, João Pedro Parreira, responsável pela operação na América Latina. Também esta segunda-feira, na sequência da assembleia geral realizada no Porto, foram eleitos os três novos membros do conselho de administração, que fazem subir para 17 o número de administradores na era Carlos Mota Santos. Além de José Carlos Pinto Nogueira e João Pedro Parreira, para administrador não executivo entra Paulo Portas, antigo líder do CDS-PP e ex-ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, que colabora com a empresa desde 2016, prestando aconselhamento estratégico, focado nos mercados da América Latina.
www.engeobras.pt
Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro